maio 19, 2010

O que é ser missionário?


Ser missionário não é privilégio de determinadas pessoas, mas a essência de ser cristã: “Anunciar o evangelho é necessidade que se me impõe”. (I Coríntios 9:16). É um compromisso de toda a comunidade que vive e transmite a sua fé. “Nenhuma comunidade cristã é fiel à sua vocação se não é missionária”.

Ser missionário não é só percorrer grandes distâncias, ir para outros continentes, mas é a difícil viagem de sair de si, ir ao encontro do outro, ir ao encontro do “diferente”, ir ao encontro do marginalizado – o preferido de Jesus.

O evangelismo “com renovado ardor missionário” exige que a pregação do evangelho responda aos “novos anseios do povo”.

Exige de mim, de você, de todos nós, uma abertura constante, pessoal e comunitária para responder aos desafios de hoje. É a missão de fidelidade ao “envio” de Jesus: “Assim como o Pai me enviou, eu também vos envio” (João 20:21). Sem entusiasmo e esta convicção, arriscaremos perder a alegria do anúncio da boa-nova libertadora.

Como conseqüência deste assumir o compromisso missionário, nasce novo estilo de missões: não levar, mas descobrir. Não só dar, mas receber. Não conquistar, mas partilhar e buscar juntos. Não ser mestre, mas aprendiz da verdade. A missão nos permite criar novos laços, novas relações, um novo jeito de olhar a vida, um novo jeito de ser igreja.

E aí vai o desafio: como eu posso ser missionário em minha casa, no trabalho e na comunidade em que vivo? Assumo o compromisso de cristão, vivendo e transmitindo a boa-nova da paz, da justiça, do amor, do perdão, da fraternidade, da acolhida?
...Ser missionário é fazer uma decisão radical de entrega total ao reino de Deus em prol da promoção humana.
                                                                                                                            Extraído do Boletim nº.35/2003 da I.P.Vila Pinheiro, Jacareí-SP

maio 08, 2010

Cartoons para abençoar - Joyful 'toons



Publicado aqui no Assemblei Aágape sob a autorização do autor, Mike Water (Joyful 'tonns) Versão em português produzida pelo próprio autor com o auxílio de tradução do Mural na Net. Agradecemos ao autor por permitir a publicação aqui, e ao Mural na Net pela colaboração, e por traduzir este tão rico material.

maio 06, 2010

UM GRANDE DESAFIO

É preciso saber administrar a liberdade que temos em Cristo. Enfrentar essa situação tem sido o grande desafio. Na bíblia epistola que melhor trata o assunto é aos Gálatas, a profundidade do conteúdo da epistola levar-nos a crer que o escritor dominava perfeitamente a revelação do plano divino, o que devemos desfrutar é: somos cristãos, não porque agimos como cristão, mas porque nascemos de Deus e o tempo e as circunstâncias estão anos moldar segundo sua vontade.
A liberdade cristã aponta para estarmos seguindo o Senhor Jesus, vou dar um exemplo: se você não conhece um determinado caminho, pede a alguém que conhece para guiá-lo, a partir daí você tem uma preocupação, é a de não perdê-lo de vista.
Estamos seguindo a Jesus, temos que estar dispostos a negar a nós mesmos para ganhá-lo mais. Não há nada mais seguro e doce que seguir ao senhor, se entenda que a liberdade proporcionada por Cristo não é para crente fazer o que quer, mas para fazer o que deve . Então concluir-se que a liberdade é segundo a justiça, vivendo para agradar a Deus pela graça. Então, qual o nosso desafio: ser o melhor exemplo de honestidade, amor, consagração a Deus com oração e amor pela bíblia, confiando em Deus em meio às tribulações, congregando assiduamente.
E todos que andarem conforme esta regra, paz, misericórdia... Gl 6:16 Pense sobre isto e “fortifica-te na graça que está em Cristo Jesus” Tm: 2.1.

Pr. Geovani Neres Leandro Cruz